17 - Ribossomos

17 - Os ribossomos

Estrutura

Os ribossomos ou ribossomas são organoides que se apresentam sob a forma de partículas globulares com 15 a 20 nm de diâmetro. Eles são constituídos por duas subunidades e possuem tamanhos e densidades diferentes. Os ribossomos estão presentes em tanto em células procarióticas quanto em células eucarióticas, os ribossomos dos procariotos apresentam uma subunidade pequena de 30S de densidade e outra subunidade grande de 50S de densidade (ambas formam um ribossomo de 70S de densidade), porém, nos eucariotos os ribossomos apresentam uma subunidade pequena de 40S de densidade e outra subunidade grande de 60S de densidade (ambas formam um ribossomo de 80S de densidade) (Fig 1).

As duas subunidades constituintes dos ribossomos são formadas por RNA-ribossômico e proteínas. Os ribossomos originam-se do nucléolo, componente nuclear implicado na síntese do RNA-ribossômico, principal constituinte dos ribossomos.

Figura 1: Ribossomos e suas subunidades

Funções

É nos ribossomos que ocorre a síntese de proteínas, por meio da união entre aminoácidos. Esta síntese de proteica é comandada pelos genes, será estudada na Genética (Fig. 2).

Alguns ribossomos estão associados à membrana do retículo endoplasmático rugoso (RER), enquanto outros estão livres no citoplasma. Os ribossomos que estão livres no citoplasma, sintetizam proteínas que serão utilizadas no próprio citoplasma; os ribossomos associados ao RER sintetizarão peptídeos ou proteínas que serão secretados para fora da células ou serão armazenados em vesículas (Lisossomos e Peroxissomos).

Figura 2: Os ribossomos(3) usam uma fita de RNA mensageiro (RNAm) para sintetizarem fitas de RNA complementares usando os aminoácidos transportados pelo RNAt e vão se movendo ao longo dessa fita encaixando de 3 em 3 bases nitrogenadas até encontrar um códon de parada.

Referências:

  • JUNQUEIRA, Luis C. & CARNEIRO, J. "Biologia Celular e Molecular". Editora Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 1991. 5ª Edição. Cap. 1.

  • OLIVEIRA, Óscar; RIBEIRO, Elsa & SILVA, João Carlos "Desafios Biologia". Editora ASA, Porto, 2007. 2ª Edição. Cap.1.

  • AMABIS, JOSÉ MARIANO; MARTHO, GILBERTO RODRIGUES. Volume 1: Biologia das células – 3. Ed. – São Paulo: Moderna, 2010.

  • NELSON, D. L.; COX, M. M. Lehninger: Princípios de Bioquímica. 3ª ed., Sarvier, 2003

Crédito das imagens:

Cabeçalho:

figura 1: Por Dominus - http://www.nupedia.com/newsystem/upload_file/869/ribosome_structure.png [dead link], CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=526567

figura 2: Por LadyofHatsTranslation: Nossedotti (Anderson Brito) - File:Ribosome_mRNA_translation_en.svg, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=14698805